Mundo

Coreias vão retomar discussões sobre encontros de famílias separadas

Agência France-Presse
postado em 13/09/2010 10:47
As duas Coreias devem retomar esta semana as negociações sobre as reuniões das famílias separadas desde a guerra de 1950-1953, anunciou o ministério da Unificação.

As duas partes se reunirão na sexta-feira em Kaesong, ao norte da fronteira. As negociações acontecerão com funcionários da Cruz Vermelha dos dois países.

No sábado, a Coreia do Norte propôs a retomada do programa. A Coreia do Sul mencionou nesta segunda-feira a próxima sexta como a data para eventuais conversações.

Os anúncios são um sinal adicional da redução da tensão entre os dois países vizinhos, depois de vários meses de nervosismo provocados pelo naufrágio de um navio de guerra sul-coreano atingido por um torpedo, em um ataque atribuído a Coreia do Norte.

O programa humanitário de reencontro de membros das famílias separadas pela guerra for reiniciado há um ano, permitindo que dezenas de sul-coreanos se reunissem com parentes que não viam há 60 anos. O programa foi interrompido durante dois anos.

As duas Coreias continuam, em tese, em guerra, já que não foi assinado um tratado de paz após o fim das hostilidades, em 1953.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação