Mundo

Missas pagas e venda de santinhos financiarão visita do Papa ao Reino Unido

Agência France-Presse
postado em 13/09/2010 15:37
Londres - Missas com ingressos pagos, camisetas com a imagem do Papa e até bonés de beisebol: a Igreja católica colocou em andamento a máquina de marketing para financiar a visita de Bento XVI ao Reino Unido diante das reticências do contribuinte britânico em bancar as despesas.

A Igreja católica inglesa classifica esses pagamentos como "contribuições econômicas", mas para a imprensa britânica são simplesmente uma venda de ingressos, algo sem precedentes. Os fieis deverão desembolsar até 25 libras (30 euros) para ver a missa de domingo, em Birmingham (centro de Inglaterra), 20 libras pela de quinta-feira, em Glasgow (Escócia), e 5 libras por uma vigília no sábado, em Londres.

"Essas contribuições só cobrem os custos de segurança e de transporte dos peregrinos até os locais dos atos", explicou o presidente da conferência episcopal da Inglaterra e Gales, Vincent Nichols. "Mas não se trata de um pagamento para assistir a missa", enfatizou, destacando que, com a ;contribuição;, os fieis receberão o chamado ;kit do peregrino;, uma bolsa que conterá um CD e um postal comemorativos.

O clero católico inglês participa o máximo possível no financiamento da visita de Bento XVI para não ferir a suscetibilidade dos britânicos, muito reticentes em meter a mão no bolso.

Três em cada quatro britânicos acham que o contribuinte não deve pagar pela visita, segundo pesquisa recente. Apenas 10% dos britânicos se declaram católicos.

O custo do deslocamento continua causando polêmica. Segundo cifras oficiais, a fatura final ficará perto dos 20 milhões de libras (24 milhões de euros). Nesses tempos de austeridade orçamentária, o governo só assumirá entre 10 e 12 milhões de libras (12-14 milhões de euros).

A Igreja católica local tem que conseguir entre 9 e 10 milhões de libras, informou recentemente monsenhor Nichols, seis dos quais foram arrecadados durante uma campanha especial de donativos para a visita.

Para o resto, o clero conta com as "contribuições financeiras" para eventos públicos, assim como o poderoso merchandising.

Os fieis poderão escolher entre uma grande variedade de souvenires: de um chaveiro de cinco libras (6 euros) até a medalha de ouro oficial da visita a 775 libras (930 euros), passando pela camiseta quase ao estilo roqueiro com a imagem de Bento XVI erguendo os braços, a 18 libras (21 euros).

O programa comemorativo da visita custa apenas 10 libras.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação