Mundo

Papa sente muita dor pelo escândalo de pedofilia na Bélgica

Agência France-Presse
postado em 13/09/2010 16:09
Bruxelas - O Papa Bento XVI sente muita dor em função das revelações sobre a magnitude dos escândalos de pedofilia na Igreja belga nas últimas décadas, declarou nesta segunda-feira (13/9) a um televisão da Bélgica o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi.

[SAIBAMAIS]"Naturalmente, o Papa sente muita dor depois da publicação de um relatório que revela mais de uma centena de testemunhos de vítimas de abusos sexuais", declarou o porta-voz à tv RTL-TVI.

A Igreja católica belga afirmou nesta segunda-feira que vai tentar tirar lições do escândalo de pedofilia sem precedentes que atingiu os padres, depois da publicação na última sexta-feira de um relatório que revela mais de uma centena de testemunhos de vítimas de abusos sexuais durante os últimos 50 anos.

O relatório da "Comissão para o tratamento de queixas de abusos sexuais em uma relação pastoral", criada pela Igreja, mas dirigida por um psiquiatra independente, Peter Adriaenssen, revelou ter recebido, entre janeiro e junho de 2010, cerca de 500 queixa por parte de vítimas.

O professor Adriaenssen também anunciou que 13 pessoas cometeram suicídio.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação