Mundo

ONU pede que México redobre cuidados com imigrantes

postado em 13/09/2010 17:52
Brasília ; A alta comissária da Organização das Nações Unidas (ONU) para os Direitos Humanos, Navi Pillay, apelou nesta segunda-feira (13/9) para que o governo do presidente do México, Felipe Calderón, redobre a atenção em torno da segurança dos imigrantes que transitam no país. O alerta de Pillay ocorre no momento em que as autoridades mexicanas investigam o massacre de 72 imigrantes na região fronteiriça entre o México e os Estados Unidos.

"Eu reconheço que o governo do México faz um grande esforço para apaziguar o clima crescente de violência no país. Pedimos para fazer um inquérito exaustivo, transparente e independente sobre esse massacre", disse Pillay na abertura da 15; sessão regular do Conselho de Direitos Humanos em Genebra.

O crime ocorreu em uma fazenda, na região entre Reynosa e San Fernando, no estado de Tamaulipas, no México. A responsabilidade do massacre é atribuída ao cartel de Los Zetas, que atua no tráfico de drogas e pessoas no país. Os criminosos amarraram os pés e as mãos das vítimas, amordaçaram e vendaram os olhos. Havia mulheres e homens no grupo atacado.

As investigações estão em curso e nem todos os corpos foram identificados. Das 72 vítimas, somente um brasileiro, Juliard Aires Fernandes, de 20 anos, teve o corpo identificado. Mas há suspeitas de que Hermínio Cardoso dos Santos, de 24 anos, tenha o corpo identificado nos próximos dias, pois os documentos dele foram encontrados no local do crime.

O Alto Comissariado das Nações Unidas também discutiu as ameaças e os abusos, apresentados por defensores de direitos humanos em muitos países. Na lista de países que devem ser investigados estão além do México, a Guatemala e o Panamá.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação