Mundo

Descartado plano 'D' de resgate de mineiros chilenos

Agência France-Presse
postado em 13/09/2010 21:29
Mina San José - As autoridades chilenas descartaram nesta segunda-feira (13/9) a proposta de um plano de resgate para retirar 33 mineiros pela boca da jazida onde estão presos no norte do Chile, por considerar a proposta "perigosa" e "inviável".

[SAIBAMAIS]Enquanto isso, a perfuradora Strata 950 (;plano A;) alcançou 256m dos 700m necessários para se chegar até os mineiros. O plano ;B; (T-130) está paralisada desde a última quinta-feira devido ao rompimento de uma ferramenta, e o plano ;C; (perfuração através de uma sonda petroleira) está em implantação.

A proposta do ;plano D;, feita pelo especialista Miguel Fort, é "perigosa e inviável", disse o coordenador das operações de perfuração, René Aguilar, em entrevista coletiva na mina de San José, onde estão presos os mineiros.

"Os planos oficiais são os A, B e C. A equipe técnica soube pela imprensa da versão que circulava. Esta manhã, pedimos a uma pessoa que se aproximasse para conversar com nossos técnicos" sobre a nova proposta, e "nos demos conta de que é extremamente arriscada", destacou.

Os planos ;A;, ;B; e ;C; consistem em perfurar túneis estreitos até onde se encontram os mineiros, para retirá-los por ali.

Mais cedo, o engenheiro Fort explicou por telefone à AFP ter apresentado às autoridades um ;plano D; de resgate dos mineiros presos, que consistiria em chegar até eles pela boca da mina.

"O plano consiste em entrar novamente na mina pela boca e tentar chegar até os mineiros pela chaminé. É preciso colocar sensores para ver se a área está estável, se não há atividade geotérmica", afirmou, após contar que estava aguardando uma resposta das autoridades para a proposta.

Uma fonte do governo consultada pela AFP havia dito que a equipe encarregada do resgate estava reunida para avaliar a oferta e dar uma resposta.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação