postado em 14/09/2010 07:51
Brasília ; O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, decretou nesta segunda-feira (13/9) três dias de luto depois do acidente aéreo que provocou 15 mortes e deixou 36 feridos. Ontem, por volta das 9h30 da manhã (11h em Brasília), a aeronave ATR-42 da companhia estatal Conviasa caiu próximo à pista oeste do Aeroporto Internacional de Manuel Carlos Piar, na região de Bolívar.O avião caiu 12 minutos depois de decolar com destino ao balneário turístico de Isla Margarita, no Caribe venezuelano. Havia 51 pessoas a bordo. As informações são da imprensa estatal da Venezuela, a Agência Venezuelana de Notícias (AVN) e da BBC Brasil.
Chávez lamentou o ocorrido e divulgou nota oficial sobre o acidente. Dos 36 sobreviventes, nove estão fora do risco de morte, segundo o médico César Medina, da Clínica ChileMex, para onde um grupo de vítimas foi levado. O estado de saúde de seis passageiros é considerado estável.
[SAIBAMAIS]A aeronave caiu próximo à cidade de Puerto Ordaz, em um dos pátios da principal siderúrgica do país, Sidor, fator que teria "facilitado o resgate" dos passageiros, de acordo com o governador de Bolívar. A região faz fronteira com o Brasil.
O ministro dos Transportes e das Comunicações, Francisco Garcés, disse que um dos trabalhadores da siderúrgica entrou na aeronave e resgatou os passageiros antes mesmo da chegada dos bombeiros e dos médicos. O operário teve que ser hospitalizado logo depois devido a uma intoxicação provocada pela fumaça do avião, que chegou a pegar fogo. O incêndio foi controlado rapidamente.
Segundo autoridades, o piloto havia informado à torre de controle do aeroporto sobre problemas técnicos com a aeronave. As causas do acidente ainda serão investigadas.