Agência France-Presse
postado em 14/09/2010 16:48
Washington - Israelenses e palestinos devem "aceitar o fato de que nenhuma parte obterá tudo o que quer" se quiserem alcançar a paz, exortou nesta terça-feira (14/9) a Diplomacia americana.As duas partes "vão ter que rever as posições públicas, e obter compromissos a respeito de questões sensíveis defendidas firmemente" por ambas, considerou o porta-voz do Departamento de Estado Philip Crowley.
O primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu e o presidente palestino Mahmud Abbas realizaram nesta terça-feira no Egito novas discussões de paz classificadas de "sérias" pelos Estados Unidos, que promovem essa nova tentativa de diálogo.
Essas negociações sob supervisão americana são realizadas em um clima difícil a menos de duas semanas do fim do congelamento parcial da colonização judaica nos territórios ocupados, em 26 de setembro.
Os Estados Unidos, explicou Philip Crowley, trabalham com os dois lados para que superem esse "obstáculo de curto prazo", mas também para "criar um ambiente de confiança" entre Netanyahu e Abbas.
O processo de paz é "um desafio político" para esses dois líderes, e "é de importância vital que cada um compreenda o que a outra necessita".