Mundo

Reding lamenta comparação de deportação de ciganos com 2ª Guerra Mundial

Agência France-Presse
postado em 15/09/2010 17:53
Bruxelas - A expulsão de ciganos da França não tem relação alguma com o que ocorreu durante a Segunda Guerra Mundial, afirmou nesta quarta-feira (15/9) à AFP a comissária europeia de Justiça Viviane Reding.

[SAIBAMAIS]"Lamento as interpretações que desviam a atenção do problema que agora devemos resolver. Em caso algum quis estabelecer um paralelo entre a Segunda Guerra Mundial e as ações do atual governo francês", afirmou Reding à AFP.

Reding ameaçou ontem a França com ações judiciais por desrespeito à legislação da União Europeia.

A comissária de Justiça tinha se declarado "surpresa com uma situação que deu a impressão de que há pessoas que estão sendo expulsas de um Estado membro da UE apenas porque pertencem a uma minoria étnica". E acrescentou: "pensava que a Europa não seria mais testemunha desse tipo de situação após a Segunda Guerra Mundial".

"A Presidência da República (francesa) recebe as desculpas de Viviane Reding, vice-presidente da Comissão Europeia, comissária de Justiça, de Direitos Fundamentais e de Cidadania, pelas declarações excessivas em relação à França", reagiu imediatamente o Palácio do Eliseu.

Ao tomar conhecimento das declarações de Reding, o presidente francês Nicolas Sarkozy se disse escandalizado e prometeu uma resposta durante uma reunião de cúpula europeia em Bruxelas amanhã.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação