Agência France-Presse
postado em 16/09/2010 15:45
Damasco - O emissário americano para o Oriente Médio, George Mitchell, que participou das negociações diretas entre israelenses e palestinos, afirmou nesta quinta-feira (16/9) em Damasco que o objetivo americano continua sendo "uma paz global" na região, "incluindo a paz entre Israel e a Síria"."Assegurei ao presidente Assad que nossos esforços para solucionar o conflito entre israelenses e palestinos não contradizem e não se opõem de forma alguma ao nosso objetivo em favor de uma paz global incluindo a paz entre Israel e Síria", afirmou Mitchell em ocasião de um encontro com o presidente sírio Bashar al-Assad.
O emissário americano, que classificou de "muito útil" a conversa com Assad, afirmou também que "uma boa negociação entre israelenses e palestinos pode e deve constituir a base (...) de uma paz global" na região.
"Alguns estão determinados a destruir o processo (de negociações entre israelenses e palestinos), mas também estamos determinados a seguir em frente", disse Mitchell.
A Síria, por meio da imprensa oficial, criticou as negociações diretas entre Israel e os palestinos, considerando que elas são "uma perda de tempo" e servem apenas para "liquidar os direitos palestinos".
Mitchell acompanhou na última terça-feira a secretária de Estado Hillary Clinton a Sharm el-Sheik, onde ela se reuniu com o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu e com o presidente da Autoridade Palestina Mahmud Abbas na retomada de negociações de paz diretas entre israelenses e palestinos.