Mundo

Confronto entre policiais e manifestantes deixa um morto no Peru

Agência France-Presse
postado em 16/09/2010 20:42
Lima - Um confronto entre a polícia e manifestantes que protestavam contra a construção de uma represa de irrigação na província de Espinar, sudeste do Peru, deixou um morto e 43 feridos (17 civis e 26 policiais), informou o primeiro-ministro, José Antonio Chang.

"A situação no momento está calma, no confronto houve um morto, 26 feridos policiais e 17 civis, não há feridos com gravidade", disse, depois de declarar que em torno de 600 policiais estão na região.

Um relatório prévio fornecido à AFP pelo oficial Carlos Mendoza da delegacia de Espinar em Cuzco (1.150km a sudeste de Lima) dava conta de um morto e 17 feridos.

Os incidentes ocorreram quando centenas de manifestantes atacaram com pedras a sede do governo de Espinar e tentaram tomar por assalto a delegacia, e foram repelidos com bombas de gás lacrimogêneo e balas de borracha.

"O Executivo está disposto ao diálogo com a população, que realiza uma paralisação contra o projeto Majes Siguas II", anunciou Chang em coletiva de imprensa em palácio do governo.

Informou que o presidente da Conferência Episcopal Peruana, monsenhor Miguel Cabrejos, viajará na sexta-feira à região para facilitar o diálogo com os manifestantes afim de encontrar uma solução.

A localidade de Espinar iniciou uma greve indefinida que paralisou a atividade comercial e o transporte público para protestar contra a decisão do governo de utilizar as águas do rio Apurímac, utilizado em atividades agrícolas, para armazená-las em uma represa destinada a irrigar terras de uma região vizinha.

A província de Espinar encontra-se desde o último fim de semana sob estado de emergência, quando o governo autorizou a intervenção das Forças Armadas e o apoio da polícia para fazer frente a eventuais ações violentas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação