Agência France-Presse
postado em 17/09/2010 07:30
O primeiro-ministro do Japão, Naoto Kan, anunciou nesta sexta-feira (17/9) uma reforma do ministério, com a mudança em particular na pasta das Relações Exteriores, que tem a partir de agora Seiji Maehara como chanceler.Maehara substitui Katsuya Okada, que comandava a diplomacia nipônica desde a chegada ao poder, há um ano, do Partido Democrata do Japão (PDJ, centroesquerda). Maehara, que era ministro dos Transportes, terá que enfrentar uma recente crise diplomática com a China.
Okada será a partir de agora o secretário-geral e número dois do PDJ, um posto estratégico.
Kan, nomeado primeiro-ministro em junho, manteve apenas sete membros da equipe anterior. Dez dos 17 cargos de ministro e secretário de Estado foram renovados.
Entre os ministros confirmados em seus cargos estão os titulares da Defesa, Toshimi Kitazawa, e das Finanças, Yoshihiko Noda.
Outra mudança importante aconteceu no ministério da Economia, Comércio e Indústria, para o qual foi nomeado Akihiro Ohata. Ritsuo Hosokawa é o novo ministro dos Assuntos Sociais e Yoshihiro Katayama assume a parta de Assuntos Interiores.
A reforma ministerial, junto com mudanças na direção do PDJ, responde ao desejo de Kan de instaurar um novo equilíbrio de poder após sua reeleição como presidente do partido, que tem maioria na Câmara Baixa.
Na terça-feira, Kan derrotou em uma votação interna o influente Ichiro Ozawa, que desejava assumir o comando do PDJ e, assim, virar o primeiro-ministro do país.
Kan assumiu o governo em junho, no lugar de Yukio Hatoyama, que renunciou depois de ficar menos de nove meses no cargo.
O PDJ chegou ao poder com a vitória nas eleições legislativas de agosto de 2009, afastando do governo o Partido Liberal Democrata (PLD, direita), que passou mais de meio século no comando do país.