Mundo

Líder separatista checheno é preso na Polônia

Agência France-Presse
postado em 17/09/2010 07:31
O líder separatista checheno no exílio Akhmed Zakayev, procurado na Rússia sob a acusação de terrorismo, foi detido nesta sexta-feira (17/9) em Varsóvia, capital da Polônia.

Zakayev, que viajou à cidade para participar em um congresso mundial dos separatistas chechenos, mora na Grã-Bretanha, onde recebeu asilo político, mas continua sendo objeto de uma ordem de prisão internacional emitida por Moscou.

"Ele foi detido por agentes à paisana quando saía de um edifício em Varsóvia", declarou o porta-voz da polícia polonesa, Mariusz Sokolowski, ao canal de televisão TVN24.

"Como existe uma ordem de prisão, a polícia tinha a obrigação de fazer a detenção", explicou.

"Não foi uma ação de sucesso da polícia, já que nos impediram de demonstrar boa vontade", declarou Adam Borowski, "cônsul honorário" dos separatistas chechenos.

De acordo com Borowski, o advogado de Zakayev e um representante da procuradoria chegaram a um acordo na quinta-feira para que o líder checheno se apresentasse voluntariamente às autoridades judiciais nesta sexta-feira para saber o motivo da procura.

"O acordo não foi respeitado", declarou Borowski, que disse ter a esperança de que Zakayev não fique preso nem seja extraditado para a Rússia.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação