postado em 17/09/2010 11:20
Brasília ; O resgate dos 33 trabalhadores, soterrados há quase um mês e meio no Deserto do Atacama no Chile, entra na fase final, segundo as autoridades chilenas. A sonda de perfuração geotérmica RIG 421, utilizada em atividades petrolíferas, foi acionada na noite desta quinta-feira (16/9). Cerca de 420 metros de profundidade foram escavados. Os mineiros se encontram a 700 metros de profundidade e o alerta é para que as escavações não provoquem novos desabamentos.As autoridades colocaram em prática os chamados planos A, B e C que se referem cada um à utilização de máquinas específicas para a perfuração do local onde estão os trabalhadores. Nas fases iniciais as máquinas Strata 950 e T-130, que funcionam em diferentes potências, foram acionadas de forma ininterrupta.
Nesta quinta-feira (16/9) foi a vez de pôr em funcionamento a terceira máquina, que é uma sonda de perfuração geotérmica RIG 421, utilizada em petrolíferas. Na quarta-feira (15/9) foi concluída a construção de uma plataforma própria capaz de sustentar o uso desta última máquina. As informações são da rede estatal de televisão do Chile, a TVN.
[SAIBAMAIS]Há um mês e 12 dias soterrados, os mineiros estão sob monitoramento 24 horas. Os profissionais de saúde dão assistência e orientações específicas para a alimentação, equilibrando as refeições, encaminham medicamentos para problemas crônicos e ainda fazem acompanhamento psicológico dos trabalhadores. Alguns mineiros apresentaram depressão.
Porém, o esforço dos próprios mineiros foi para transformar o local onde estão em um ambiente razoável. Houve divisões de tarefas, como limpeza, alimentação, saúde, comunicação e segurança. As informações sobre estes detalhes foram transmitidas em dois vídeos gravados pelos trabalhadores e divulgados pelas autoridades chilenas. Nas imagens e nos depoimentos, os mineiros tentaram transmitir otimismo no resgaste e mensagens de esperança para as famílias.