Mundo

Obama nomeia assessora para defesa de consumidores financeiros

Agência France-Presse
postado em 17/09/2010 16:59
Washington - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, designou nesta sexta-feira (17/9) a combativa professora de Harvard Elizabeth Warren, que lutou contra os bancos em defesa da classe média, para que faça parte de um poderoso escritório de proteção aos consumidores financeiros.

Warren foi nomeada por Obama como assistente e assessora especial do Departamento do Tesouro na criação no novo Escritório de Proteção Financeira do Consumidor.

"Nunca mais os consumidores serão confundidos ou enganados pelas ilegíveis letras pequenas que aparecem nos contratos de cartões de crédito, hipotecas e empréstimos estudantis", disse o presidente.

"Basicamente, o Escritório de Proteção Financeira ao Consumidor será um cão de guarda do consumidor americano, encarregado de impor a mais dura proteção financeira da história", completou.

O posto de assistente e assessora permitirá a Warren, 61 anos, dar forma ao novo escritório, sem precisar ser confirmada pelo Congresso, onde se espera uma dura oposição.

Warren escreveu no blog da Casa Branca nesta sexta-feira que "a nova lei (de reforma financeira) cria a possibilidade de colocar um policial na ronda e supervisionar o mercado de crédito ao consumidor. O tempo de esconder truques em contratos de letras pequenas acabou".

Warren apareceu duas vezes na lista das 100 pessoas mais influentes do mundo na revista Time - sendo capa da edição de 24 de maio passado -, escreveu nove livros (dois deles best-sellers), centenas de artigos acadêmicos e foi incluída entre os advogados mais influentes da última década.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação