Agência France-Presse
postado em 17/09/2010 17:09
Teerã - Os Estados Unidos têm a obrigação "moral" de libertar os iranianos em troca da libertação, nesta semana, da turista americana Sarah Shourd, afirmou nesta sexta-feira (17/9) o presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad."Não esperamos nada em troca (...) (da libertação de Sarah Shourd), mas, naturalmente, e moralmente, espera-se que o governo americano faça um gesto e liberte vários iranianos capturados na Tailândia, Geórgia e outras partes ou nos Estados Unidos por terem exportado certas mercadorias", afirmou o presidente iraniano durante uma entrevista com a emissora estatal.
Sarah Shourd, 32 anos, está doente e saiu na última terça-feira da prisão de Evin (norte de Teerã), depois de ter passado mais de um ano em cativeiro, e foi levada a Mascate a bordo de um avião do sultão de Omã.
Ela foi presa em 31 de julho de 2009 com outros dois turistas americanos, Josh Fattal e Shane Bauer, pelas autoridades iranianas depois de ter cruzado a fronteira com o Iraque. Os colegas continuam detidos em Teerã.