Agência France-Presse
postado em 17/09/2010 17:42
Washington - A BP começou a bombear cimento nesta sexta-feira (17/9) para o poço danificado no Golfo do México, no estágio final de um procedimento que deverá selar definitivamente, no fim de semana, o duto acidentado, informou a gigante petrolífera britânica."O procedimento de bombeamento começou às 13h30 (15h30 de Brasília) e espera-se que demore algumas horas", disse à AFP uma porta-voz da BP.
Mais cedo, a companhia havia informado que após concluídos os procedimentos para cimentar o poço, "procedimentos padrão de tamponamento e abandono do duto auxiliar" por onde é injetado o cimento prosseguirão antes do selamento definitivo, previsto para este sábado.
Nenhum petróleo vazou para no Golfo desde julho, quando lama e cimento foram injetados no poço de cima e uma cápsula foi posicionada sobre a boca do poço.
Estima-se que 4,9 milhões de barris de petróleo tenham vazado para o mar através do poço danificado, situado em frente à costa da Luisiana, que se rompeu após uma explosão, em 20 de abril, na plataforma Deepwater Horizon, que matou 11 trabalhadores.