Agência France-Presse
postado em 18/09/2010 13:29
Milhares de pessoas se manifestaram na tarde deste sábado (18/9) em Londres contra a visita do Papa Bento XVI ao Reino Unido. Entre 2 mil e 3 mil pessoas, segundo a polícia, e cerca de 10 mil, segundo os organizadores, se reuniram perto do Hyde Park, onde o Papa presidirá uma vigília no final da tarde.
Os manifestantes vão se dirigir a Downing Street, a rua fechada onde se encontra a residência oficial do primeiro-ministro britânico. O movimento foi convocado por uma coalizão de defensores dos direitos dos homossexuais e da ordenação de mulheres ou britânicos incomodados pelo alto custo da visita para o contribuinte.
"O dinheiro escandaloso que estão gastando para isso ", reclamou Adele MacDonald-Hewson, de 62 anos, que foi se manifestar pelos direitos das mulheres e contra a oposição do Vaticano em relação aos meios anticoncepcionais.
[SAIBAMAIS]"A oposição do Papa aos preservativos mata" e "Chefe do maior bando de abusadores de crianças" eram alguns dos cartazes exibidos por manifestantes, alguns dos quais usavam uma falsa mitra.
Com relação à manifestação, o porta-voz do Vaticano, o padre Federico Lombardi, declarou aos jornalistas que não estava muito surpreso. "Já esperávamos, sabemos que existem grupos que criticam o Papa e o Vaticano e têm o direito de expressar seu desacordo", afirmou.