Mundo

Papa chega a Roma após viagem histórica ao Reino Unido

Agência France-Presse
postado em 19/09/2010 18:00
Roma ; O papa Bento XVI chegou na noite deste domingo (19/9) a Roma, após uma viagem histórica de quatro dias ao Reino Unido. O avião do papa aterrisou por volta das 22h locais (17h de Brasília) no aeroporto militar de Roma-Ciampino.

A viagem de Bento XVI a Edimburgo, Glasgow, Londres e Birmingham, organizada em ocasião da beatificação do cardeal John Henry Newman (1801-1890), que se converteu ao catolicismo em 1845, foi a primeira visita de Estado de um papa ao Reino Unido.

Bento XVI "falou para um país de seis milhões de católicos, mas foi ouvido por 60 milhões de cidadãos", considerou no aeroporto o primeiro-ministro britânico, David Cameron. "Foram quatro dias incrivelmente emocionantes para o nosso país", acrescentou.

João Paulo II, em 1982, foi o primeiro Sumo Pontífice a visitar o Reino Unido depois do rompimento do rei Henrique VIII com Roma e o Catolicismo, em 1534, que levou à criação da Igreja Anglicana. Mas aquela foi apenas uma "visita pastoral", segundo o Vaticano.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação