Mundo

Rebeldes curdos prolongam trégua na Turquia

Agência France-Presse
postado em 20/09/2010 11:08
Aacara - Os rebeldes curdos (PKK) da Turquia anunciaram nesta segunda-feira (20/9) a prorrogação da trégua nas ações contra as forças de segurança turcas, informou a agência pró-curda Firat.

No mês passado, o Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) decidiu por uma pausa nas ações. A trégua chegava ao fim nesta segunda-feira.

Em um comunicado, o braço militar do PKK afirma que o movimento anunciará na próxima semana a decisão final sobre a trégua, que permanecerá em vigor até então".

"A trégua que declaramos em 13 de agosto chega ao fim hoje (segunda-feira). Apesar da violência, é importante", afirma a nota do PKK.

O período de trégua foi abalado por ataques, com destaque para o de quinta-feira passada no sudeste do país, cenário da rebelião armada do PKK, onde nove pessoas morreram na explosão de uma mina.

O governo turco atribuiu o ataque aos insurgentes, que negaram a acusação.

Geralmente, o PKK rejeita o envolvimento em ações que terminam com civis mortos, uma forma de evitar a rejeição da população.

O PKK luta contra as forças de Ancara desde 1984, primeiro pela independência e agora por autonomia. Muitos países consideran o partido uma organização terrorista.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação