Mundo

Começa assembleia geral da AIEA dominada por resolução contra Israel

Agência France-Presse
postado em 20/09/2010 11:17
Viena - A 54; assembleia geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) começou nesta segunda-feira (20/9) em Viena, em uma atmosfera tensa pelo confronto a respeito do projeto de resolução dos países árabes sobre o suposto arsenal nuclear de Israel.

A assembleia geral anual, que até a próxima sexta-feira reúne os 151 membros da AIEA, discutirá muitos temas - eleição de países para o conselho de ministros, orçamento para 2001, segurança nuclear e cooperação técnica -, mas os debates provavelmente estarão dominados pela resolução contra Israel.

Os países árabes desejam adotar uma resolução não vinculante, meramente simbólica, com o pedido para que Israel, considerado a única potência nuclear no Oriente Médio, assine o Tratado de Não Proliferação (TNP).

O texto será examinado pelos países membros na quinta-feira.

Na reunião do ano passado foi aprovada uma resolução neste sentido com uma escassa maioria.

O governo dos Estados Unidos e os países ocidentais estão preocupados com o possível impacto da aprovação de uma resolução este ano, pouco depois do reinício das negociações de paz no Oriente Médio.

Também destacam que a resolução colocaria em risco a organização de uma conferência, prevista para 2012, para um Oriente Médio sem armas nucleares.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação