Agência France-Presse
postado em 20/09/2010 11:31
Moscou - A Rússia vai demitir mais de 100 mil funcionários públicos até 2013, anunciou nesta segunda-feira (20/9) o ministro das Finanças Alexei Kudrin."Prevemos suprimir mais de 100 mil empregos públicos em um período de três anos", declarou Kudrin, citado pelas agências russas.
Segundo o ministro, o Estado economizará 43 bilhões de rublos (US$ 1,3 bilhão) com a medida.
No fim de junho, o presidente russo Dmitri Medvedev defendeu a redução de 20% do número de funcionários públicos durante os próximos três anos, em um país minado pela corrupção, especialmente em consequência da burocracia.
"Nosso objetivo principal não se resume apenas a cortar em 20% o número de funcionários, e sim consiste em melhorar a eficácia do trabalho e dos órgãos do poder estatal", declarou nesta segunda-feira Medvedev, para quem uma redução periódica do funcionalismo público é indispensável.
"Todos temos trabalhado no governo, na administração presidencial e sabemos: você reduz, reduz, passam seis meses e você encontra novamente o mesmo número de funcionários", disse Medvedev. "Por isso é indispensável uma supressão periódica com o objetivo de que o número (de funcionários públicos) não aumente", completou.
O número de funcionários públicos aumentou consideravelmente desde a chegada ao poder de Vladimir Putin no ano 2000, chegando a 1,5 milhão de pessoas.
Essa estrutura pública com tantos funcionários é terreno de uma corrupção endêmica na Rússia, que torna muito difícil a modernização do país prometida por Medvedev, segundo os analistas.