Mundo

Crise fez russos devolverem 30 mil órfãos em três anos

Agência France-Presse
postado em 20/09/2010 11:47
Moscou - Uma em cada três crianças adotadas na Rússia nos últimos três anos - cerca de 30 mil órfãos - foi devolvida às instituições estatais que as abrigavam, alertou nesta segunda-feira (20/9) o ativista dos direitos infantis Albert Likhanov.

A maioria das crianças foi devolvida pelos pais adotivos quando o Estado começou a não conseguir pagar o auxílio prometido pelo governo, em meados de 2008, quando a crise econômica global atingiu a Rússia, explicou à AFP o diretor do Fundo para as Crianças Russas.

"Nos últimos três anos, o governo entregou 90.000 crianças para adoção, das quais 30 mil foram levadas de volta para os orfanatos", disse Likhanov. "Com o início da crise e o subsequente encolhimento da renda municipal, começaram os atrasos no pagamento dos benefícios, e as famílias começaram a devolver as crianças", contou.

A Rússia tem agora mais órfãos do que no auge da Segunda Guerra Mundial: são quase 700 mil crianças, mais de 20% da população infantil do país, morando em abrigos e orfanatos do governo, de acordo com estatísticas oficiais.

A maioria é levada por assistentes sociais, que as retiram de famílias problemáticas, ou rejeitada pelos próprios pais - são os chamados "órfãos sociais".

"As famílias que adotam precisam entender que uma criança deve ser adotada não com base em considerações financeiras, mas sim levando em consideração a disposição da família em passar por esta experiência", estimou Likhanov.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação