Mundo

Venezuela pede a EUA explicações sobre presença de terrorista no país

Agência France-Presse
postado em 20/09/2010 17:01
A Venezuela enviou uma nota diplomática aos Estados Unidos para pedir explicações pela presença neste país de uma pessoa condenada por colocar explosivos em 2003 em sedes diplomáticas de Espanha e Colômbia em Caracas, informou o embaixador Bernardo Álvarez nesta segunda-feira.

Na sexta-feira passada, "mandamos uma nota ao Departamento de Estado (...) onde pedimos que nos informassem a qualidade desse senhor, como entrou aqui", afirmou o embaixador venezuelano em Washington a jornalistas.

Álvarez afirmou que, segundo declarações dadas à imprensa local pelo mesmo Raúl Días, que foi condenado na Venezuela a nove anos de prisão pela colocação de dois artefatos explosivos, ele estaria no estado da Flórida (sudeste).

"Aproveitando uma decisão de um juiz, que lhe permitiu sair da prisão durante o dia e (retornar para) dormir, fugiu e em Trinidad e Tobago tomou um avião, como ele mesmo disse, com um visto dos Estados Unidos e entrou em Miami", disse Álvarez.

O embaixador declarou que a Venezuela está elaborando um expediente para pedir formalmente a extradição de Díaz.

Díaz negou sua participação nos atentados contra as sedes diplomáticas, que deixaram pessoas levemente feridas e danos materiais, ocorridos em fevereiro de 2003 em um momento de alta tensão política na Venezuela.

Em Miami, Díaz reuniu-se na semana passada com a congressista americana Ileana Ros-Lehtinen, que qualificou o venezuelano como "preso político".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação