Mundo

Iraque recupera peças arqueológicas esquecidas em armazém

Agência France-Presse
postado em 20/09/2010 17:54
O Iraque recuperou 638 peças arqueológicas que tinham sido perdidas em 2008 e que estavam, desde sua repatriação dos Estados Unidos, em um armazém do governo junto com utensílios de cozinha, informou nesta segunda-feira (20/9) um ministro iraquiano.

Estes objetos - estátuas, pontas de lanças e vidros - são uma pequena parte das milhares de antiguidades roubadas há décadas dos sítios arqueológicos iraquianos e em 2003 das coleções do Museu Nacional em Bagdá durante o caos que se seguiu à invasão do país.

"Recebemos ontem dos serviços do primeiro-ministro 638 peças que foram confiscadas nas alfândegas americanas", declarou durante uma coletiva de imprensa no museu o secretário de Estado iraquiano para o Turismo e a Arqueologia, Qahtan al-Jubori.

Estes objetos, alguns dos quais remontam do terceiro milênio antes de Cristo, foram devolvidos à embaixada do Iraque nos Estados Unidos que pediu, segundo o ministro, ao exército que assegurasse sua repatriação ao Iraque.

Sem terem sido etiquetadas, as caixas com as preciosas antiguidades foram entregues no outono do Hemisfério Norte de 2008 e colocadas em um armazém junto com material de cozinha, completou.

Uma comissão de investigação criada a pedido do primeiro-ministro permitiu finalmente encontrá-las, dois anos depois, afirmou.

Depois da invasão do Iraque, em torno de 32.000 obras foram roubadas nos 12.000 sítios arqueológicos catalogados no país, e outras 15.000 desapareceram durante a pilhagem do Museu Nacional, segundo cifras oficiais.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação