Mundo

Sarkozy quer taxar transações para financiar Metas do Milênio

Agência France-Presse
postado em 20/09/2010 18:50
O presidente francês, Nicolas Sarkozy, defendeu nesta segunda-feira (20/9) na reunião de cúpula sobre as Metas do Milênio a criação de um imposto sobre todas as transações financeiras, para financiar os objetivos de desenvolvimento global.

"Por que não pedir às finanças que ajudem a estabilizar o mundo?", questionou Sarkozy durante a reunião, iniciada nesta segunda-feira em Nova York para discutir a implementação das Metas do Milênio.

"Os financiamentos inovadores, o imposto sobre as transações financeiras, podemos decidir aqui. Por que esperar? As finanças foram globalizadas", disse Sarkozy.

O presidente francês antecipou que estimulará a ideia durante o ano de presidêncida de seu país no G20 e no G8.

"Quero expressar minha convicção de que, apesar de os países desenvolvidos estarem em déficit, é necessário encontrar novas fontes de financiamento para lutar contra a pobreza, para desenvolver a educação e suprimir as grandes pandemias", completou Sarkozy.

"Como futuro presidente do G20 e do G8, lutarei para desenvolver esta ideia essencial, porque nossa credibilidade é que está em jogo".

Apoiados por países como Brasil e Noruega, os financiamentos inovadores propostos pela França encontram resistências, principalmente dos Estados Unidos.

O documento final da Cúpula de Nova York, que será votado pelos membros da ONU no final do encontro, prevê incluir tais financiamentos propostos pela França.

A proposta poderá incluir um imposto sobre passagens aéreas, como o já aplicado pela França, ou taxações sobre turismo, internet e telefones celulares.

Sarkozy insistiu ainda na necessidade de se reformar a "governança mundial", prevista como uma de suas prioridades para quando assumir a presidência do G20 (a partir de meados de novembro) e do G8 (1; de janeiro de 2011).

"Estamos no século XXI e não podemos continuar com a governança do século XX. O próximo ano será de grandes mudanças. A França deseja participar disto, obviamente não para fazer discursos ou dar lições, mas para levar ao mundo inteiro uma nova governança mundial", concluiu Sarkozy.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação