Mundo

Terceira perfuradora avança para resgatar mineiros no Chile

Agência France-Presse
postado em 20/09/2010 21:09
A terceira perfuratriz, que começou a funcionar no domingo para resgatar os 33 mineiros presos no norte do Chile, já avançou 23 metros, anunciou nesta segunda-feira (20/9) o ministro da Mineração, Laurence Golborne.

Os três planos avançam como o previsto", disse Golborne à imprensa na mina San José, 800 km ao norte de Santiago. "O Plano C perfurou os primeiros 23 metros e se deteve para colocar um duto e cimentá-lo, o que vai parar a perfuração por 24 horas".

A sonda "vai retomar a perfuração amanhã, no fim do dia, após este processo de instalação" do duto", destacou Golborne.

[SAIBAMAIS]Esta máquina, utilizada para escavar poços de gás e de petróleo, é a mais rápida das três perfuratrizes, já que estabelece o duto definitivo, com cerca de 70 centímetros de diâmetro.

Junto à nova perfuratriz trabalham uma Strata 950 e uma T-130, que abrem um duto que deve ser alargado posteriormente para permitir a passagem de uma cápsula de resgate dos mineiros, um a um.

A instalação da terceira sonda exigiu uma enorme operação, incluindo o transporte das peças em separado por 42 caminhões. A máquina ocupa uma extensão similar a de uma quadra de futebol e sua torre mede 45 metros de altura.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação