Mundo

L'Oreal rompe contratos com fotógrafo ligado à herdeira do grupo

Agência France-Presse
postado em 21/09/2010 11:18
Paris - A gigante L;Oreal rompeu os contratos que vinculavam o fotógrafo francês François Marie Banier, ligado à herdeira do império de cosméticos, Liliane Bettencourt, porque o "ruído midiático" ao redor do caso é "prejudicial".

"Encerramos os contratos, pois o ruído midiático que se desenvolveu ao redor de François Marie Banier era prejudicial para L;Oreal", anunciou o grupo em um comunicado.

[SAIBAMAIS]Banier estava vinculado a L;Oreal por meio da empresa Hericy, que o fotógrafo e escritor criou em 1996. Os contratos, inicialmente assinados até 2011, rendiam mais de 700 mil euros pelo trabalho de conselheiro do grupo.

Mas em consequência do escândalo político-fiscal ao redor de Liliane Bettencourt, a mulher mais rica da França, de 87 anos, um acionista do grupo apresentou uma ação contra o contrato que ligava a L;Oreal a Banier desde 2002.

O fotógrafo, de 63 anos, artista protegido da herdeira da L;Oreal, sempre foi vinculado a figuras do jet-set.

Françoise Bettencourt, única filha de Liliane, o processou por "abuso da fragilidade" da mãe, que nos último anos fez doações a Banier que chegam a um bilhão de euros, entre elas uma ilha nas Seychelles e milionárias obras de arte.

O caso Bettencourt transcendeu o âmbito familiar e deu um giro político depois das revelações de gravações clandestinas feitas pelo mordomo da bilionária em que eram mencionados o ministro do Trabalho, Eric Woerth, e a esposa, funcionária na empresa que administra a fortuna da herdeira da L;Oreal; a presidência francesa e uma suposta fraude fiscal.

Woerth foi ministro do Orçamento da França até março de 2010 e durante oito anos tesoureiro do partido governante UMP.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação