Mundo

Para Vaticano, controle de natalidade não combate a pobreza

Agência France-Presse
postado em 21/09/2010 15:04
Cidade do VAaticano - O representante do Vaticano na reunião de cúpula da ONU sobre as Metas do Milênio para o Desenvolvimento alertou as Nações Unidas contra uma "utilização mal intencionada" dessas metas com o objetivo de impor políticas de controle de natalidade em países em desenvolvimento, em discurso em Nova York.

"Qualquer tentativa de utilizar as Metas do Milênio para impor políticas demográficas visando à redução do número de pobres no mundo seria mal intencionado", disse nesta segunda-feira o cardeal Peter Kodwo Appiah Turkson, chefe da delegação da Santa Sé.

Ele pediu que "a comunidade internacional não tenha medo dos pobres", acrescentando: "As Metas do Milênio devem ser utilizadas para combater a pobreza, não para eliminar os pobres"

O cardeal ganês, que está à frente do Conselho pontifício Justiça e Paz, manifestou sua preocupação com as referências às políticas demográficas e ao controle de natalidade no documento final da cúpula da ONU.

"Dar aos países pobres condições financeiras e ajudá-los a adotar uma boa governança, isso é o que permitirá efetivamente que as regiões mais pobres do mundo contribuam para o bem de todos".

"O comportamento irresponsável dos grandes grupos financeiros privados", "a falta de planejamento dos governos e da comunidade internacional", "o protecionismo excessivo", "os interesses corporativistas", "as ideologias que levam à guerra e aos conflitos": esses são os verdadeiros obstáculos ao desenvolvimento, segundo o enviado do Vaticano, que citou também o tráfico de produtos ilegais ligados às guerras e à extrema pobreza em algumas regiões.

"Todos os governos devem assumir suas responsabilidades e combater os comportamentos sem escrúpulos e, algumas vezes, imorais no âmbito das finanças, com o objetivo de promover os aspectos humanos do desenvolvimento: a educação, a segurança do emprego, de cuidados fundamentais para todos", considerou o prelado.

A cúpula da ONU é realizada em Nova York de 20 a 22 de setembro.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação