Agência France-Presse
postado em 21/09/2010 15:10
Tóquio - Cinco chefes de Estados premiados com o Nobel da Paz convidaram o presidente Barack Obama, que também recebeu essa distinção, para uma reunião em Hiroshima en noviembre, anunciou nesta terça-feira (21/9) a cidade japonesa.Obama, que ganhou esse prêmio em 2009, ainda não respondeu a este convite, assinado pelos ex-presidentes Mikhail Gorbachev, da ex-União Soviética, Lech Walesa, da Polônia, Frederik Willem de Klerk, da África do Sul, e Oscar Arias Sánchez, da Costa Rica, assim como pelo atual presidente de Timor Oriental, José Ramos Horta.
A reunião anual dos Nobel da Paz será realizada em Hiroshima - cidade arrasada em 6 de agosto de 1945 pela prmimeira bomba atômica americana - de 12 a 14 de novembro.
Obama tem previsto participar na cúpula anual dos líderes do Fórum da Comunidade Econômica da Ásia-Pacífico nos dias 13 e 14 de novembro em Yokohama, perto de Tóquio.
Nenhum presidente dos Estados Unidos em exercício visitou até agora Hiroshima ou Nagasaki, a outra cidade japonesa que foi alvo de uma bomba atômica durante a Segunda Guerra Mundial.