Agência France-Presse
postado em 21/09/2010 17:50
O deslizamento de um morro provocou, esta terça-feira (21/9), a morte de pelo menos sete pessoas que viajavam em um ônibus no centro do México, enquanto o país segue se preparando para atender os mais de meio milhão de afetados pela passagem do furacão Karl.O deslizamento ocorreu pelas fortes chuvas que caem no centro do México, como resultado da nebulosidade provocada pelo Karl antes de se dissipar no fim de semana, segundo o prefeito do povoado de Villa Guerrero, a 60 km da capital mexicana, onde aconteceu o acidente.
Com estas mortes já somam 22 as atribuídas ao furacão, das quais 12 no estado de Veracruz (leste), onde esta terça-feira continuava a retirada de água de centenas de povoados inundados.
A enxurrada de lama e rochas caiu sobre um ônibus cujos passageiros desceram para tentar remover uma árvore que estava no meio da estrada, soterrando pelo menos dois automóveis, disse a jornalistas Tito Maya de la Cruz, prefeito de Villa Guerrero (centro).
"Temos sete mortos já confirmados e 20 pessoas desaparecidas. Sabemos que dois veículos foram arrastados para um barranco", disse de la Cruz a jornalistas.
"Há três feridos que foram levados ao hospital de Ixtapan de la Sal", afirmou Maya de la Cruz, que disse que "as chuvas que caíram derrubaram o morro", que veio abaixo, provocando a tragédia.
Maya declarou que o deslizamento ocorreu na madrugada em uma estrada local e que unidades de socorro da Defesa Civil trabalham na remoção da terra no local para tentar encontrar os desaparecidos.
O México vive estado de emergência por conta das chuvas, causadas pela passagem do furacão Karl, que no sábado dissipou-se no centro do país, deixando ao menos meio milhão de afetados, a maioria no estado de Veracruz.
O governo mexicano qualificou a atual temporada de chuvas como a pior desde que há registros no país.
As chuvas que afetaram o centro e sudeste poderão estender-se nas próximas horas ao noroeste do país, sobre o Oceano Pacífico, onde se espera a chegada da tempestade tropical Georgette.
O delegado em Baja California da Comissão Nacional de Água, Celso Castro, disse que a Georgette atingirá a terra nesta terça-feira no balneário de Cabo San Lucas, um dos destinos turísticos mais exclusivos do país.
Enquanto que em Veracruz, em torno de 40.000 pessoas amanheceram em abrigos improvisados em escolas e edifícios públicos. O governador Fidel Herrera reiterou nesta terça-feira seu pedido por solidariedade, já que meio milhão de pessoas afetadas pelo Karl somam-se a uma cifra semelhante deixada pelas chuvas das semanas anteriores.
Como um reflexo das inundações, Herrera alertou nesta terça-feira a população de que ao menos 280 crocodilos de um criadouro em uma fazenda escaparam perto do povoado de La Antigua, um dos mais atingidos pelas inundações.