Mundo

Fidel Castro se reúne com pacifistas de cruzeiro japonês

Agência France-Presse
postado em 21/09/2010 17:52
O ex-ditador cubano Fidel Castro se reuniu nesta terça-feira (21/9) com os 620 tripulantes e passageiros do Cruzeiro pela Paz, oriundo do Japão, aos quais advertiu sobre as consequências "horríveis" de uma eventual guerra nuclear.

Os pacifistas foram recebidos por Fidel no Palácio de Convenções, em Havana. O ex-ditador, de 84 anos, afirmou que mais de seis bilhões de pessoas ficariam sem ter o que comer em consequência do impacto ambiental causado por um ataque dos Estados Unidos e de Israel contra o Irã.

"Este encontro tem uma importância muito grande, justamente pela experiência que vocês acumularam sobre este tema", disse Fidel, referindo-se às bombas atômicas lançadas sobre as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki em agosto de 1945.

Junko Watanabe, que sobreviveu ao ataque nuclear no fim da Segunda Guerra Mundial e atualmente vive no Brasil, participou da conversa com Fidel Castro.

O "Peace Boat" é uma organização japonesa, que desde 1983 organiza os cruzeiros pela paz duas vezes por ano, com o objetivo de obter soluções pacíficas para os conflitos do mundo.

O barco que está em Havana zarpou em agosto com cerca de 1.000 pessoas a bordo do porto de Harumi, em Tóquio, e chegou a Cuba na madrugada de terça-feira. A ilha faz parte do trajeto de 19 países do cruzeiro, que inclui Jamaica, Panamá, Nicarágua, Guatemala e México.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação