Agência France-Presse
postado em 21/09/2010 20:53
A polícia do porto de Gioia Tauro, na Calábria, sul da Itália, apreendeu de seis a sete toneladas de explosivo T4, que tinham chegado à Itália procedentes do Irã e tinham como destino a Síria, anunciou nesta terça-feira (21/9) a agência italiana Ansa, citando fontes próximas ao caso.Os investigadores inclinam-se pela hipótese de tráfico internacional de explosivos, e não acreditam que se trate de um carregamento destinado ao crime organizado italiano.
O contêiner apreendido transportava leite em pó em sacos grandes de juta e atrás deles estavam escondidos os blocos de explosivos, segundo fontes autorizadas citadas pela agência italiana.
A descoberta é resultado de uma investigação internacional. A operação de identificação e controle do contêiner, iniciada no fim de agosto, e a posterior inspeção da carga foram feitas pela polícia de Reggio Calabria e a polícia financeira em cooperação com as autoridades alfandegárias.
O T4, ciclo-trimetileno-trinitramina ou RDX, é um explosivo militar utilizado por quase todos os exércitos do mundo.
Este explosivo é o principal componente do C4, que completa o nitrato de celulose e outros materiais inertes e entra também na fabricação do potente Semtex.
As bombas muito potentes que tinham sido fabricadas para matar os juízes Giovanni Falcone e Paolo Borsellino em 1992/1993 e em atentados cometidos em Milão, Florença e Roma foram feitas à base de T4.