Mundo

Lugo troca pela quarta vez comando militar no Paraguai

postado em 22/09/2010 10:04
Brasília ; O presidente do Paraguai, Fernando Lugo, concluiu as mudanças na cúpula militar do país. Nessa terça-feira (21/9), ele empossou o novo comando das Forças Armadas que ficará sob a responsabilidade do general brigadeiro Felipe Recalde Benicio Melgarejo, que substitui Juan Oscar Velázquez, de mesma patente.

Nos últimos dois anos, desde que assumiu o governo, Lugo promoveu quatro mudanças expressivas na cúpula militar do Paraguai, com substituições nos comandos do Exército, da Marinha e Aeronáutica. As informações são da Presidência da República paraguaia e da agência BBC Brasil.

Ao assumir o posto, Melgarejo deu a entender que os generais anteriores não cumpriram o comando de Lugo. Segundo ele, o governo de Lugo faz com que as Forças Armadas atinjam ;a estrutura em pirâmide que se precisava importante para manter a disciplina e retidão na instituição;.

Para setores militares, o Executivo interfere de forma indevida nas Forças Armadas. Em 2009, Lugo chegou a afirmar que havia suspeitas de golpe contra ele envolvendo militares. O presidente paraguaio é o primeiro líder a assumir o comando do país, depois de mais 60 anos do Partido Colorado no poder.

Fragilizado com o tratamento de câncer linfático, Lugo apareceu ontem na cerimônia de posse do novo comando das Forças Armadas careca e com uma barba rala. Desde que confirmou a doença, o presidente foi alvo de dúvidas sobre a continuidade no comando do país, mas negou a possibilidade de afastamento, mesmo que momentâneo, do cargo.

As Forças Armadas do Paraguai contam com o apoio das autoridades policiais do Brasil para o combate ao grupo guerrilheiro Exército do Povo Paraguaio (EPP), a quem os paraguaios atribuem o agravamento da violência no país. As áreas de fronteira com o Brasil são as mais visadas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação