Agência France-Presse
postado em 22/09/2010 10:08
Teerã - Irã e Estados Unidos, que romperam as relações diplomáticas há 30 anos, podem reabrir as respectivas embaixadas se os americanos respeitarem a nação iraniana, afirmou o presidente Mahmud Ahmadinejad, segundo o site do governo de Teerã."Todo mundo pensa que as coisas são muito difíceis, mas eu acredito que são fáceis. Basta que os Estados Unidos respeitem a nação iraniana e as condições de igualdade para restabelecer as relações diplomáticas entre os dois países", declarou Ahmadinejad durante uma videoconferência em Nova York com estudantes americanos, de acordo com o portal.
"Neste caso, as coisas serão solucionadas. Restarão questões secundárias que poderiam ser discutidas, mas que não terão nada a ver com as relações bilaterais", completou Ahmadinejad para estudantes e professores de 12 universidades americanas.
"As relações e a cooperação são baseadas no respeito mútuo e na igualdade", acrescentou, ainda de acordo com o site da presidência.
Irã e Estados Unidos romperam as relações diplomáticas há 30 anos, no início da revolução islâmica, depois da ocupação da embaixada americana em Teerã e do sequestro de quase 50 funcionários diplomáticos de Washington, que foram mantidos como reféns por 444 dias.