Agência France-Presse
postado em 22/09/2010 10:38
Madri - Quatro ex-presos políticos cubanos devem desembarcar nesta semana na Espanha, segundo o ministério de Assuntos Exteriores de Madri."A data exata depende da disponibilidade de vagas nos aviões", afirmou uma fonte ministerial, que confirmou que o país receberá Nelson Molinet Espino, Héctor Raúl Valle Hernández, Miguel Galván Gutiérrez e José Miguel Martínez Hernández, acompanhados de 33 familiares.
Molinet cumpria pena de 20 anos de prisão, Valle de 12, Galván de 26 e Martínez de 13. A libertação do grupo foi anunciada na última sexta-feira pela Igreja Católica de Cuba.
Os quatro dissidentes se unirão aos 32 presos políticos liberados nos últimos três meses e que já estão na Espanha. O processo de negociação do governo cubano com a igreja de Havana, com o acompanhamento do governo da Espanha, pretende libertar em quatro meses 52 presos políticos.
Os dissidentes em processo de libertação são os remanescentes dos 75 opositores condenados a penas de entre seis e 28 anos de prisão em 2003 durante a chamada "primavera negra".