Mundo

Problemas se acumulam antes dos Jogos da Comunidade Britânica na Índia

Agência France-Presse
postado em 22/09/2010 14:32
Nova Délhi - A queda do teto de um estádio, baixas importantes na equipe de atletismo e ainda mais dúvidas sobre a participação britânica nos jogos: a Índia lutava contra o tempo nesta quarta-feira (22/9) para manter a realização dos Jogos da Comunidade Britânica, que devem começar dentro de 11 dias em Nova Délhi.

O diretor da Federação dos Jogos, Mike Fennell, falará sobre a onda de problemas com o primeiro-ministro indiano Manmohan Singh. A reunião, marcada para amanhã, mostra o grau de preocupação entre os organizadores da competição, que a princípio será disputada entre 3 e 14 de outubro.

O evento sofreu duros golpes nas últimas semanas, e ainda mais problemas surgiram nas últimas horas, principalmente ligados à deserção de atletas.

De acordo com testemunhas, cachorros vagam pela vila olímpica e pelas instalações esportivas, deixando para trás excrementos que sequer estão sendo recolhidos. Além disso, houve queixas acerca da falta de segurança dos equipamentos elétricos.

As autoridades também precisam lutar contra um surto de dengue, que surgiu em focos de água parada perto das instalações, acumulada depois das fortes chuvas que caíram recentemente.

Nesta quarta-feira, o teto do estádio de Jawaharlal Nehru, palco da cerimônia de abertura - à qual deve comparecer o príncipe Charles - desabou sobre a área dedicada às competições de halterofilia, sem causar feridos.

Na véspera, uma passarela em construção no estádio Nehru veio abaixo, ferindo 27 operários.

"Os atletas vão desfrutar de sua estadia em Nova Délhi", declarou Lalit Bhanot, secretário-geral do comitê organizador, tentando acalmar os ânimos.

Aproximadamente sete mil atletas e coordenadores técnicos de 71 países e territórios do antigo império britânico estão inscritos para participar da 19; edição dos Jogos do Commonwealth, maior evento esportivo já organizado em solo indiano desde os Jogos Asiáticos de 1982.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação