Mundo

Amorim confirma que pedirá a libertação de norte-americanos presos no Irã

postado em 22/09/2010 16:39
Brasília ; O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, confirmou nesta quarta-feira (22/9) que pretende apelar ao presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, pela libertação dos dois norte-americanos presos em Teerã sob suspeita de espionagem. Ahmadinejad e Amorim conversam no fim da tarde de hoje, em Nova York. Nesta terça-feira (21/9) o chanceler prometeu à norte-americana, Sarah Shourd, de 31 anos, libertada na semana passada depois de mais de um ano presa, que intercederia em favor do restante do grupo.

;Eu prometi às mães e à moça libertada que continuaríamos neste assunto;, afirmou Amorim, no intervalo das sessões da 65; Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York. ;Mas temos de procurar o melhor caminho;, disse ele, lembrando que é preciso ter cuidado para conversar sobre certos temas em diplomacia.

No último dia 14, Shourd foi libertada depois de um ano e quatro meses presa em Teerã. Para conseguir a liberdade foi paga uma fiança no valor de US$ 500 mil. A norte-americana, o noivo dela, Shane Bauer, e o amigo do casal, Josh Fattal, foram presos em junho de 2009. O grupo escalava as montanhas localizadas na região entre o Irã e o Iraque.

[SAIBAMAIS]As autoridades iranianas acusaram os três de espionagem. Os norte-americanos negaram a acusação. Ontem na conversa com a Amorim, Shourd agradeceu o apoio do governo do Brasil em favor da libertação dela e apelou para que o mesmo esforço fosse feito em relação a Bauer e Fattal .

Para Amorim, Ahmadinejad foi sensível ao apelo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em favor da libertação dos três norte-americanos. Os governos do Brasil e do Irã mantêm intensas relações políticas. O governo brasileiro apoia o programa nuclear iraniano, alvo de críticas e sanções da comunidade internacional. O Brasil e a Turquia votaram contra às restrições impostas pelo Conselho de Segurança da ONU ao Irã.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação