Mundo

Venezuela: Presidente da CNE diz garantir transparência das eleições

Agência France-Presse
postado em 23/09/2010 13:46
A presidente do Conselho Nacional Eleitoral (CNE), Tibisay Lucena, disse esta quinta-feira que o sistema eleitoral venezuelano é "o mais seguro do mundo" e garante a transparência das eleições legislativas deste domingo.

"Desenvolvemos neste país, em pouco anos, um sistema eleitoral que nos faz sentir orgulhosos da segurança que, nós, como autoridades eleitorais, podemos dar ao povo da Venezuela", disse Lucena.

"Podem ter certeza de que o sistema eleitoral venezuelano, eu diria, é o mais seguro de todo este hemisfério e, sem exagerar, do mundo inteiro", acrescentou, dirigindo-se a uma centena de personalidades que chegaram à Venezuela para observar o processo eleitoral.

A titular do CNE assegurou que há "certeza" de que "a vontade popular se reflete exatamente, cristalinamente, nos resultados eleitorais".

Lucena afirmou, ainda, que todos os componentes do sistema eleitoral foram submetidos a auditorias nos meses passados.

No próximo domingo, 17,7 milhões de venezuelanos elegerão os 165 novos deputados da Assembleia Nacional (Parlamento unicameral), que desde 2005 é dominada, de forma esmagadora, pela situação.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação