Mundo

EUA limitam uso de antidiabético Avandia por risco de dano cardiovascular

Agência France-Presse
postado em 23/09/2010 15:24
Washington - A agência de controle de alimentos e medicamentos nos Estados Unidos (FDA) restringiu severamente nesta quinta-feira (23/9) o uso do polêmico fármaco para a diabetes Avandia, produzido pela empresa britânica GlaxoSmithKline, embora sem proibi-lo por completo.

A FDA informou, em um comunicado, que a decisão ocorre depois de "dados que sugerem um elevado risco de danos cardiovasculares, como ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais, em pacientes tratados com Avandia".

A Agência Europeia de Medicamentos (EMEA) também informou nesta quinta-feira que o medicamento Avandia não estará mais disponível para os pacientes na Europa, após recomendar que seja suprimido do mercado devido a problemas de saúde.

A Avandia "deixará de estar disponível na Europa nos próximos meses", informou a EMEA em um comunicado.

Segundo as restrições impostas pela FDA, o Avandia só estará disponível para novos pacientes com diabetes tipo 2, se não puderem controlar os níveis de glicose com outros medicamentos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação