Mundo

Ahmadinejad fala em negociações nucleares em outubro

Agência France-Presse
postado em 23/09/2010 19:56
Teerã - O presidente iraniano, Mahmud Ahmadinejad, prevê que as negociações com as grandes potências sobre o programa nuclear iraniano ocorrerão em outubro, revelou nesta quinta-feira (23/9) a agência oficial de notícias ISNA.

"Estamos preparando as questões preliminares. Penso que estas conversações ocorrerão em outubro", declarou Ahmadinejad durante entrevista ao canal japonês TBS, segundo a ISNA.

"Estas conversações deverão ser respeitosas e justas", acrescentou o líder iraniano sobre o diálogo com as grandes potências, que apontam o programa nuclear de Teerã como uma fachada para a construção da bomba atômica.

Alemanha, China, Estados Unidos, França, Grã-Bretanha e Rússia concordaram ontem com a necessidade de se encontrar "rapidamente uma solução negociada completa e de longo prazo" para a questão nuclear iraniana.

Nesta quinta, ao falar na Assembléia Geral das Nações Unidas, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou que "a porta da diplomacia segue aberta" para o caso do Irã "decidir atravessá-la".

O último encontro formal entre o Grupo dos Seis e o Irã ocorreu em 1; de outubro de 2009, em Genebra.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação