Mundo

Mineiros chilenos farão exercícios de piloto de caça para o resgate

Agência France-Presse
postado em 24/09/2010 19:25
Mina San José - Os 33 mineiros presos em uma mina no norte do Chile desde 5 de agosto farão exercícios físicos para suportar o resgate por um duto de 700m, como fazem os "pilotos de combate", explicou uma fonte médica nesta sexta-feira (24/9).

Jean Romagnoli, especialista em medicina esportiva, deu detalhes do treinamento que já é oferecido aos mineiros presos na mina San José, por escrito e por meio de vídeo, a fim de prepará-los para a retirada da mina, prevista para o início de novembro.

Todos serão içados em uma cápsula metálica, um a um, por meio de um complexo sistema de polias e guindastes, durante um período que poderá se estender até 90 minutos.

"O treinamento (que lhes será oferecido) é o ;L1-Modificado;, que é um treinamento que usam os pilotos de combate, basicamente para cooperar e ajudar o sangue a subir das extremidades inferiores para cima, para evitar desmaios por permanência em uma posição rígida", explicou.

O exercício L1-Modificado "se refere a exercícios musculares, como a contração sincronizada das panturrilhas, das coxas e do abdôme", explicou.

Isso porque os mineiros ficarão de pé quando embarcarem no interior da cápsula, construída no estaleiro da Marinha chilena (Asmar).

O especialista também informou que os mineiros já treinam há duas semanas outros dois tipos de exercícios: um sequencial, concentrado em caminhadas, e outro de resistência anaeróbica para que os músculos estejam melhor preparados para suportar a subida.

Eles também treinaram resistência pulmonar, com movimentos para evitar danos ao tórax, pois os mineiros, além de estarem parados, deverão ficar com os braços cruzados para baixo para poderem caber na cápsula durante o resgate.

Os 33 mineiros têm espaço amplo para realizar os exercícios, afirmou o médico.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação