Agência France-Presse
postado em 25/09/2010 11:07
Cabul - Um soldado das forças internacionais morreu, esye sábado, na explosão de uma bomba no sul do Afeganistão, anunciou o comando da Otan, cujas tropas registram as piores baixas anuais em quase nove anos de guerra.
Na sexta-feira, outros dois soldados estrangeiros também faleceram em um incidente semelhante no leste do país, mas a morte deles só foi comunicada este sábado pelo comando das forças internacionais.
A Aliança Atlântica (OTAN), cujas tropas sofreram o maior número de baixas anuais em nove anos de guerra, não revelou as nacionalidades dos soldados.
As mortes elevaram a 535 o número de militares mortos este ano durante operações militares no Afeganistão, segundo contagem da AFP feita com base no site independente icasualties.org.
Em apenas nove meses, 2010 se tornou o ano mais sangrento para as forças internacionais desde a queda do regime talibã, no fim de 2001, após ser derrubado por uma coalizão internacional, liderada pelos Estados Unidos.
Em média, dois soldados morrem por dia no Afeganistão.
O ano de 2009, com 521 mortos tinha sido, de longe, o mais mortal para as tropas internacionais, devido ao recrudescimento da insurreição talibã.