Agência France-Presse
postado em 25/09/2010 15:42
Dois milhões de pessoas tiveram que ser deslocadas nas últimas semanas devido a graves inundações em um estado do norte da Nigéria, provocadas pela abertura de represas após fortes chuvas, anunciaram as autoridades.Mais de cinco mil povoados foram afetados e a metade da população do estado de Jigawa, na fronteira com o Níger, que tem 4,3 milhões de habitantes, foi deslocada, informou à AFP em declarações por telefone Umar Kyari, alto funcionário da região, acrescentando que não tinha informações sobre eventuais vítimas.
No entanto, fontes oficiais haviam indicado dias atrás que pelo menos três pessoas morreram vítimas das inundações nos sete estados do norte da Nigéria.
Segundo meios de informação locais, as inundações deixaram dezenas de mortos, mas estes números não foram confirmados por fontes oficiais.
Kyari, contatado por telefone em Dutse, capital do estado de Jigawa, disse que ali as inundações foram provocadas pela abertura das comportas de duas represas nos rios Challawa e Tiga, no estado vizinho de Kano, decisão tomada para evitar que as represas transbordem, após dois meses de fortes chuvas.