Mundo

12 pessoas morrem no pior acidente rodoviário do ano na Alemanha

Agência France-Presse
postado em 26/09/2010 14:08
Doze turistas morreram, neste domingo (26/9), perto de Berlim, e outros sete estavam entre a vida e a morte, depois que o ônibus em que viajavam entre a Espanha e a Polônia bateu contra a pilastra de uma ponte, no pior acidente rodoviário registrado este ano na Alemanha, informaram autroidades à AFP.

"O balanço atual é de doze mortos", disse este domingo à tarde à AFP um porta-voz da polícia de Frankfurt an der Oder (leste).

Sete dos feridos estão entre a vida e a morte e outros sete, em estado grave, afirmou.

Outras 16 pessoas sofreram ferimentos de menor gravidade, informaram os bombeiros e a polícia.

A nacionalidade das vítimas ainda não era conhecida na tarde deste domingo.

As emissoras de televisão alemãs mostraram, no local, um cenário caótico, onde trabalham mais de 300 bombeiros e policiais, em meio a várias macas e tendas de campanha vermelhas e brancas, montadas rapidamente para abrigar as vítimas.

Seis helicópteros evacuaram os feridos graves para hospitais da região.

O primeiro-ministro polonês, Donald Tusk, se dispunha a ir para o local do acidente, acompanhado do ministro da Saúde, Ewa Kopacz, anunciou o porta-voz do governo, Pawel Gras, citado pela agência PAP.

O ônibus polonês, procedente da Espanha, se diriga à Polônia. O acidente aconteceu ao sul de Berlim, quando um veículo que entrava na auto-estrada A-10 se desviou de sua trajetória por causa do asfalto molhado e bateu contra o coletivo, informou a polícia.

Depois, segundo um oficial da polícia, "o ônibus bateu a toda velocidade contra uma coluna de uma ponte".

O ônibus, da companhia Pol-Bus, no qual viajavam 46 pessoas de várias idades, voltava de uma temporada na Espanha organizada pela direção florestal da cidadade de Zlocieniec (noroeste da Polônia), segundo o canal polonês TVN24.

O automóvel que causou o acidente bateu, finalmente, contra a barreira de segurança da auto-estrada. A motorista se encontrava em estado crítico e um dos passageiros que viajava em seu carro ficou ferido, disse a polícia.

O motorista do ônibus, por sua vez, ficou ferido, mas ele não corre o risco de morrer.

Este foi o acidente mais grave registrado em uma estrada alemã este ano.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação