Agência France-Presse
postado em 26/09/2010 20:02
Washington - Os Estados Unidos esperam que Israel e os palestinos prossigam com as negociações de paz, apesar do fim da moratória sobre a colonização israelense na Cisjordânia, declarou neste domingo o conselheiro da Casa Branca David Axelrod.
"Seguiremos encorajando, encorajando, e pressionando durante toda a jornada para obter uma resolução sobre a questão da colonização", disse David Axelrod, principal conselheiro do presidente americano, Barack Obama, que defende uma prorrogação da moratória.
A moratória sobre novas construções judaicas na Cisjordânia expirou às 24H00 local deste domingo (19H00 Brasília) e colonos israelenses já assentaram, simbolicamente, a base de um prédio na colônia de Kiryat Netafim, no norte da Cisjordânia ocupada.
O porta-voz do departamento americano de Estado, Philip Crowley, informou que a secretária de Estado, Hillary Clinton, está em contato com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, e com o ex-premier britânico Tony Blair, representante do Quarteto para o Oriente Médio (EUA, União Europeia, Rússia e ONU) para tentar salvar o diálogo.
"Seguimos pressionando para que as conversações continuem", disse Crowley.