Mundo

Sarkozy lamenta que Israel não tenha prolongado moratória da colonização

Agência France-Presse
postado em 27/09/2010 11:06
O presidente francês, Nicolas Sarkozy, lamentou nesta segunda-feira (27/9) que Israel não tenha prolongado a moratória sobre a colonização na Cisjordânia e afirmou que esta deve cessar, em uma entrevista coletiva conjunta em Paris com o presidente da Autoridade Palestina, Mahmud Abbas.

"Lamentamos que os pedidos unânimes para prolongar a moratória israelense sobre a colonização não tenham sido ouvidos. Lamento", afirmou Sarkozy após um almoço com Abbas no Palácio do Eliseu, sede da presidência francesa.

"Devia ser mantida para dar todas as possibilidades à negociação. E falo diante do presidente Abbas: a colonização deve cessar", afirmou Sarkozy antes de citar a "preocupação com o processo iniciado em 2 de setembro".

Segundo ele, o processo pode ser interrompido no caso de falta de mobilização.

Nicolas Sarkozy disse que levou em consideração as declarações do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, que pediu moderação aos colonos, mas as considerou "insuficientes".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação