Mundo

Coreia do Norte está pronta para reunião histórica e sucessão de Kim Jong-Il

Agência France-Presse
postado em 27/09/2010 13:24
A Coreia do Norte reúne nesta terça-feira (28/9) os dirigentes do partido único pela primeira vez em 30 anos para um encontro considerado histórica e sem dúvida destinado a preparar o caminho para a chegada ao poder do filho mais novo de Kim Jong-Il, cujo estado de saúde é frágil.

A conferência do Partido dos Trabalhadores estava inicialmente prevista para o início de setembro. Os motivos do adiamento continuam sendo misteriosos, assim como muitas coisas no país, um dos mais sigilosos e reclusos do planeta.

Pyongyang prepara atualmente o desfile militar mais importante de sua história, segundo fontes norte-coreanas citadas pela agência Yonhap.

A última reunião dos chefes do partido remonta a 1980 e foi organizada justamente para confirmar Kim Jong-Il como sucessor de seu pai, Kim Il-Sung, primeiro presidente do país e que morreu em 1994.

Kim Jong-Il, de 68 anos, vítima de um derrame cerebral há dois anos, deverá, segundo os analistas, preparar sua sucessão durante esta reunião classificada de histórica pela agência norte-coreana oficial. Mas até o momento não se mencionou oficialmente o tema da sucessão.

E a maioria dos analistas acha que Kim Jong-Un, o mais novo dos três filhos do "Querido Líder" e seu provável sucessor, poderá continuar um tempo à sombra devido às dificuldades que o país enfrenta.

Depois de 62 anos de regime dos "Kim", pai e filho, a economia da Coreia do Norte está em ruínas. Seu programa nuclear lhe valeu várias sanções internacionais e mais isolamento.

Grande parte da população sofre de desnutrição devido à penúria alimentar e depois da mortífera onda de fome do início dos anos 90.

Segundo Cheong Seong-Chang, pesquisador do Instituto Sejong da Coreia do Sul, o filho de 27 anos não deverá ingressar no presidium do politburo, o nível mais alto do partido, antes de 2012. O presidium atualmente só é composto por Kim Jong-Il.

Em ano 2012 é o do centenário do nascimento de Kim Il-Sung e, em função disso, o país deverá ascender ao posto de "nação formidável, potente e próspera", segundo o dirigente.

De acordo com Paik Kak-Soon, também pesquisador do Instituto Sejong, a reunião desta terca será muito parecida com a de 1980. Outros especialistas acreditam que não haverá, por enquanto, anúncios oficiais.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação