Jornal Correio Braziliense

Mundo

Militares iranianos anunciam morte de 30 pessoas envolvidas em ataque

Trinta "terroristas", entre os quais há "mercenários americanos", envolvidos no atentado que causou 12 mortos no dia 22 de setembro em Mahabad, morreram no sábado (25/9) em uma operação realizada pelos Guardiães da Revolução no território iraquiano, indicaram nesta segunda-feira oficiais das forças iranianas.

"Esses terroristas, entre os quais havia ex-oficiais do regime baathista iraquiano e mercenários americanos, morreram durante uma operação realizada pelos Guardiães da Revolução e o Bassidj" (milícia islamita), declarou nesta segunda-feira Abdolrasul Mahmudabadi, comandante militar local, citado pelo site da televisão estatal.

O oficial não deu mais detalhes sobre os "mercenários" dos Estados Unidos que teriam morrido na operação, aparentemente realizada em território iraquiano, perto da fronteira, segundo outro militar.

"Enquanto os terroristas e outros contrarrevolucionários se agruparam em um setor do outro lado da fronteira, os Guardiães lançaram uma operação de cerco (...) e desencadearam a ofensiva no sábado", disse Mohamad Pakpur, chefe das forças terrestres dos Guardiães da Revolução à televisão estatal.

Doze pessoas morreram e 81 ficaram feridas em um atentado a bomba perpetrado em 22 de setembro em Mahabad (noroeste do Irã). A maioria das vítimas eram mulheres e crianças que assistiam a um desfile militar organizado para lembrar o 30; aniversário do começo da guerra entre Irã e Iraque (1980-1988).