Mundo

Governo venezuelano destaca "vitória contundente" em eleições

Agência France-Presse
postado em 27/09/2010 16:52
Caracas - O Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), do presidente Hugo Chávez, destacou nesta segunda-feira (27/9) a "vitória contundente" nas eleições legislativas do domingo, assegurando ter obtido 98 dos 165 assentos da Assembleia Nacional.

"Temos 98 deputados na Assembleia Nacional, o que indica uma maioria absoluta, uma vitória contundente", declarou em coletiva de imprensa Aristóbulo Istúriz, chefe do comando de campanha do PSUV. "Essa maioria absoluta é suficiente", completou o líder governista, assegurando que, com esse resultado, foi possível atingir o objetivo de "garantir a defesa das políticas do comandante Hugo Chávez e lançar as mudanças estruturais nesta etapa de construção do socialismo".

Até agora, as cifras oficiais fornecidas pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE), dão ao PSUV ao menos 94 deputados, e à oposição um mínimo de 60, e ao partido de esquerda Pátria Para Todos, dois.

Assim, o chavismo não alcançou o objetivo de conseguir dois terços de assentos, essencial para avançar no projeto de "socialismo do século 21" e para chegar de forma cômoda às presidenciais de 2012, quando aspirará a um terceiro mandato de seis anos.

"Vamos impulsionar aceleradamente o processo de mudança revolucionária, uma transformação do Estado capitalista burguês", descreveu o líder do PSUV.

Para Istúriz, a campanha que acaba de terminar "foi o preâmbulo do grande compromisso de 2012, que é a ratificação de nosso comandante Chávez como presidente", completou, em alusão às próximas eleições presidenciais.

O dirigente do PSUV criticou que a oposição, agrupada na Mesa da Unidade Democrática, esteja apresentando os resultados como uma vitória, tendo em vista que tinha obtido mais votos que o governismo, em torno de 52%, mas menos deputados em virtude da nova lei eleitoral.

"Não sei em que país 98 é menos que 64. Em nenhum país do mundo. São cifras reais e contundentes", reafirmou. "Sentimos-nos satisfeitos com o resultado", insistiu.

Apesar de destacarem que mantêm a maioria, os chavistas não se mostraram tão eufóricos por ocasião da divulgação dos primeiros resultados e o ambiente era mais de derrota e decepção.

"É uma longa luta, é uma luta de todos os dias, é uma batalha que não termina e esses parlamentares serão uma força importante para continuar a luta na construção do socialismo", afirmou Istúriz na madrugada desta segunda-feira.

O próprio Chávez, que pretendia celebrar com os simpatizantes, sequer apareceu à festa prevista para a entrada do palácio presidencial e que foi cancelada.

Em uma mensagem lacônica escrita na conta na rede social Twitter afirmou que a vitória foi "sólida".

"Bom, meus queridos compatriotas, foi uma grande jornada e conseguimos uma sólida vitória. Suficiente para continuar aprofundando o socialismo bolivariano e democrático. Devemos continuar fortalecendo a revolução", escreveu Chávez.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação