Mundo

Derrotado por irmão, Miliband pede unidade a partido trabalhista britânico

Agência France-Presse
postado em 27/09/2010 17:08
Manchester - David Miliband, derrotado pelo irmão Ed na corrida pela liderança trabalhista, convidou nesta segunda-feira (27/9) os militantes do partido de oposição a se unir e colocar fim à "novela" sobre a rivalidade fraternal, apesar de ter mantido suspense sobre o futuro.

O ex-ministro de Relações Exteriores, de 45 anos, foi surpreendentemente derrotado no sábado por Ed, o irmão cinco anos mais jovem, apesar de ter sido, durante meses, dado como favorito para suceder o ex-premier Gordon Brown, que deixou o cargo depois do revés eleitoral nas legislativas de maio.

Questionado sobre o futuro ao chegar no centro de conferências de Manchester (noroeste da Inglaterra), onde o partido realiza congresso anual, respondeu: "não sei se vocês se deram conta, mas vim aqui no sábado prevendo uma semana levemente diferente, ou seja, agora estou pensando o que vou fazer no lugar disso".

David Miliband fez um discurso muito aplaudido no Congresso, ao qual pediu apoio ao irmão, que é ex-ministro da Energia e da Mudança Climática. "Temos um fantástico novo líder e todos devemos apoiá-lo", declarou. "Chega de divisões, chega de novela, por um partido trabalhista unido", completou, em um discurso que na ocasião soou ao de um líder, antes do irmão subir ao palco para abraçá-lo.

Paralelamente, a imprensa e os participantes da conferência continuavam especulando sobre o futuro papel no partido. A imprensa acredita que Ed lhe ofereceu o cargo-chave de tesoureiro do partido.

David, no entanto, não quis se pronunciar até o momento. "Esta conferência não é sobre mim, mas sobre a liderança de Ed", disse à imprensa, antes de discursar.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação